10 Tópicos para favorecer seu desempenho nas Contações de Histórias!
Quanta emoção rever os Recreadores e conhecer tantos outros!
Gratidão pelo convite a todos os envolvidos!
O Workshop Vivências de uma Contadora de História na Recreação !
Em breve, OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A PUBLICAÇÃO DA HISTÓRIA DAS PRINCESAS!
Que delícia!
E MAIS NOVIDADES PARA VOCÊS!
A apresentação foi direcionada ao Recreador mas também pode ser super útil para outros profissionais que escolheram Contar Histórias.
Aproveitem!
Beijos!
Recreador, você é criativo?
Você faz uso da imprevisibilidade de tempo e espaço no seu dia dia?
Improvisação, faz parte da sua rotina?
Desenvolvimento de jogos e caças ao tesouro são atividades do Recreador?
Então, por que acredita não deter os elementos essenciais para ser um Contador de Histórias?
Que tal levar à sério esses 10 tópicos abaixo para favorecer seu desempenho nas Contações!
1. Converse bastante com seu cliente.
Alinhe junto com ele as brincadeiras e a ordem das atividades.
Não é suficiente saber somente, idade, nome, quantidade de crianças, espaço a ser usado e o tema de sua Festa por exemplo, Esse dialógo é muito rico para a Contação de História.
2. Ofereça os serviços que você tem o domínio das habilidades técnicas e de sua aplicabilidade.
Para que isso não seja confundido com um feedback negativo da festa ou de sua performance como Contador.
Por exemplo, eu comecei a fazer pintura artística e escultura de balão recentemente. Iniciei agora e o cliente precisa saber dessa realidade. Dê opções a ele de um profissional gabaritado caso não seja suficiente para ele que você faça, espadas, coração, cobrinha, foguetinho, girafa e cachorrinho.
3. Possua sempre mais de um fornecedor de Contação de História!
Por dois motivos, se o contador de história que costuma preencher a sua agenda não puder ir você terá outro para oferecer um serviço de qualidade ao seu cliente. Muitas vees é nessa hora que você decide ser o contador mesmo sem estar preparado. Dai, você não gosta do resultado e atribui a você mesmo não ser capaz de contar histórias,
4.Treinar as Contações de História!
Somente assim se sentira mais apto a exercer a função nos eventos.
Não é suficiente ensaiar em casa. Estudar a história. É preciso vivenciar isso na prática e a melhor forma é, oferecer na prática!
Não cobre nada do seu cliente por isso. Ele já está lhe oferecendo o ambiente da contação. Coloque como bônus de seus serviço. Lembra? Você é iniciante, passível de dificuldades. Ele será seu parceiro nisso! E ainda terá um plus em seu evento!
5. Escolha a História adequada ao público, a você e ao cliente simultaneamente!
Os Contos clássicos, as estórias criadas e as histórias adaptadas, são recursos que podem ser usados nos Eventos.
Atenção! Crianças pequenas sempre use os objetos tal como eles são. Eles não conseguem imaginar um outro. Ficam ali atentos a bola. Para eles bola é bola e pronto. Não vira elefante porque você propos. Por isso, os fantoches fazem sucesso. A musicalização é um outro recurso. Porém, muito mais para prender a atenção do que favorecer sua compreensão da história. O lúdico é fundamental para a primeira infância!
Crianças maiores, a partir dos seis, sete anos já conseguem imaginar o personagem mesmo que você lhe apresente lenços, ou outros objetos. Quando se usa objetos variados você permite que a imaginação seja mais rica. Isso pode ser trabalhado durante a contação de história. E, é outro método de deter seu público atento a sua apresentação.
6. Tempo da História.
Será você a determinar quanto tempo ela terá. Você que conhece a história. Não é porque cronometrou em casa e ela deu cinco minutos que você não poderá contá-la em 45 minutos. Caso fique inseguro, leve uma história bônus para contar. Lembre-se, seu público será sua ponte criativa e dinâmica. Atente apenas que para os menores, 0 a 6 anos o foco é maior por trinta minutos. Após isso, é natural a dispersão. Por isso, os recursos sonoros e participativos são bem ricos para esse público.
7. Termômetro Profissional.
Seja paciente com você!
Sua referência profissional pode ser motivora, se espelhar em um outro contador de história seja ele famoso ou não. No entanto, o termo início de carreira significa INÍCIO de carreira. Use esse termômetro de você para você. Permita-se vivencias esse novo ambiente sem cobranças. Principalmente durante sua apresentação. Após a contação reflita sobre aspectos que possam ser adaptados. O que mais interferiu na contação. A filmagem da contação também é um grande recurso para isso. E, obviamente você precisa de autorização prévia de seu cliente.
8. Participação em Cursos, oficinas, workshops, festivais de contação de história.
Parece ridículo escrever isso aqui mas, é essencial. Cada contador tem um jeito para contar histórias. Se identifica mais ou menos com uma técnica, faixa etária.ferramentas e recursos. Para descobrir qual aquele que se adequa mais a você, nada melhor que deter vários exemplos de referências, vivências.
9. Constitua alianças no Evento.
Escolha uma criança para ser seu apoio durante a Contação. Muitas vezes, a eleição somente do aniversariante pode ser frustrante. Ele pode estar cansado, com sono e ter reações contrárias as que você espera na sua apresentação. Dai você precisará lidar com ele e com sua performance. Toda criança fica hiper feliz de saber que haverá uma surpresa e que foi eleita por você para ajudar na hora para que o aniversariante e os amigos fiquem bem alegres também. Experiemente!
10. Diversão e profissionalismo.
Deixei esse como último tópico para abordar aqui no blog porque esse já feriu um dia muitos recreadoresa freelancers. Caramba! Por que o coordenador sempre me pede para chegar cedo se fico "sem fazer nada" até a hora da festa!
Porque a verdadeira razão disso é: você tem muita coisa que pode ser feita antes da festa começar. Não me refiro só a parte de organização das atividades. Você tem a chance de explorar melhor o local que será usado por você durante a festa. De conversar com o cliente e aparar arestas de detalhes de gostos para a hora da sua contação de histórias, promover aliança com as crianças e acima de tudo de se preparaprter emocionalmente para aquele ambiente. A Contação de História é para ser divertida, leve e alegre tal como você faz quando aplica atividades de Recreação.
Até breve!!
Comentários
Postar um comentário